segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Software Livre X Software Proprietário e a Bahia

"Governo do Estado da Bahia e Microsoft Brasil firmam acordo para promover inclusão digital!

Acordo prevê apoio da empresa para cursos vocacionais e de capacitação em TI, além de doação de software e da instalação do primeiro laboratório de interoperabilidade do Nordeste"

Essa foi a publicação foi feita em um dos sitios da Microsoft.

Nós que estudamos sobre a diferença entre o S.L e S.P, sabemos que é contraditório a idéia de promover a inclusão digital com um software proprietário: que não libera o seu código fonte, vende suas licenças e vivi produzindo etualizações para prender e prejudicar seus usuário.
Dessa forma esses softwares gera uma reprodução de usuários consumidores de informação, não podendo participar mais efetivamente do processo de contrução de conhecimento.
Mais porque motivo o governo da Bahia fez esse acordo para a inclusão digital com um software proprietário? Será que o governador não conhece a diferença em o S.L e o S.P.?
Falta de divulgação não pode ser, hoje o movimento de software livre é hoje conhecido por muitas pessoais e inclusive pelo governador, que afirmou que que dialogará e implementará projetos
com os dois lados: livre e proprietário.
Nesse acordo a Microsoft garante que irá "capacitar" os jovens e professores para a utilização das TIś, sabemos que na verdade eles irá condicionar essas pessoas a usarem o sistema operacional deles...gerando assim "viciados pelo windows".

O Projeto Software Livre na Bahia divulgou no seu site o protocolo desse acordo para quem
quiser conhece-lo na integra. E fez uma campanha: Wagner, diga não às drogas!, com o objetivo de alertar o governador dos ricos desse acordo.




















Eu como baiana não concordo com esse acordo acho totalmente contraditório, é como dessemos um passo para trás para a verdadeira
democratização do acesso a informação e vejo com uma ameça aos avanços do movimento do S.L na Bahia.




Um comentário:

Nanda Anjos disse...

Adorei a expressão "viciado em windows". As vezes me sinto assim... Preciso de uma desintoxicação com urgência rsrsrs
Um abraço